quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Mundo Se Surpreende Com a Renúncia do Papa Bento XVI, 600 anos após Gregório XII, o Último Papa a Abdicar do Mandato


O mundo foi surpreendido com  a renúncia do Papa Bento XVI, confirmada pelo  Vaticano na quarta-feira  dia 13, acrescentando  que  ele  deixará o posto de líder mundial da Igreja Católica no próximo dia 28 de fevereiro.  O Papa anunciou em latim a decisão pela primeira vez durante um consistório (reunião de cardeais) no Vaticano, segunda-feira, dia 11. A última vez que isso aconteceu  foi na Idade Média, em 1415,  600 anos atrás,  com a renúncia do do papa Gregório XII.  Bento XVI completará 86 anos de idade  em abril. Ele é o terceiro Papa mais velho da história, atrás apenas de Leão XII, que morreu aos 93 anos, e Clemente X, que chegou aos 86 anos.

Em comunicado, o Papa disse que tomou a decisão por considerar que sua condição de saúde e idade avançada já não eram adequadas para continuar no cargo. Ele continuará realizando suas funções normalmente até o dia 28 de fevereiro. 
"Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino", disse o Papa em comunicado.
O primeiro Chefe da Igreja Católica foi São Pedro, cujo nome original era Simão.  Era um dos 12 apóstolos de Jesus, de acordo com o texto bíblico. Ele pregou na Ásia Menor antes de ir para Roma, onde viveu 25 anos, quando o Imperador Nero Augusto César o crucifico. Diz a lenda que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se achar indigno de morrer como Jesus. Apesar de ser considerado o primeiro Papa, ele nunca teve este título durante sua vida.
Os  Primeiros Papas que Abdicaram 
O primeiro papa a abdicar foi Ponciano,  chefe da igreja entre os anos 230 e 235. Diferente de seus predecessores, Ponciano não foi martirizado, mas sentenciado a trabalhos forçados nas minas da Sardenha pelo Imperador romano Maximino Trácio, que estava perseguindo os cristãos, particularmente os chefes da igreja. O papa abdicou voluntariamente para evitar que a igreja experimentasse um vácuo no poder.
O século seguinte foi um tempo duro para a Igreja Católica, com perseguição de cristãos e martírio de vários líderes da igreja. Mas, em 313, o Imperador Constantino colocou oficialmente um fim à perseguição dos cristãos. 
O último papa a abdicar, Papa Gregório XII, foi eleito em 1406, mais de 600 anos atrás. Ele era conhecido por sua piedade, e foi eleito originalmente para terminar o cisma ocorrida depois que o Papa Inocêncio VII morreu.  Gregório XII foi um dos três papas a reinar na época, e o caos que se seguiu deve tê-lo convencido  a renunciar.  Ele convocou um concílio para resolver o problema, e abdicou em 1415. [LiveScience]
Referências: