sexta-feira, 15 de março de 2013

HABEMUS PAPAM ! UM PAPA DAS AMÉRICAS NO VATICANO ! BEM-VINDO, FRANCISCO !


O Habemus Papam, que em portugues significa “Temos um Papa", é o texto lido pelo Cardeal  Protodiácono e Decano, isto é, o mais velho entre os cardeais da ordem dos Diáconos  para anunciar a eleição de um novo Papa.  O texto anuncia ao povo  católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição.
O anúncio é feito da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, cidade-estado, sede da Igreja Católica, que fica em  Roma, capital da Itália.  Após o anúncio, o novo papa é apresentado ao povo e ele dá a sua primeira  bênção.
Foi o que aconteceu na  última quarta-feira,  dia 13 de Março, quando o cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran apareceu  na varanda central da Basílica de São Pedro  e anunciou   o Habemus Papam, com a eleição do Cardeal   argentino Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, capital da Argentina,  em 17 de dezembro de 1936,  que adotou o  nome de Francisco. O Cardeal se tornou  o primeiro papa latino-americano   e jesuíta da história. Ele  terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia  de Bento XVI, oficializada  no último 28 de fevereiro, quando renunciou.   Antes de abençoar  a multidão na Praça de São Pedro, pediu num gesto de humildade: 'Quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe'
O Vaticano esclareceu que o nome do Papa recém-eleito, cardeal Jorge Mario Bergoglio, deve ser escrito sem o número romano ao final - portanto, Papa Francisco apenas, e não Papa Francisco I.  "Será Francisco I apenas depois que tivermos um Francisco II", explicou.  
Na foto ao lado, os Cardeais entram na Capela Sistina, onde acontece  a eleição,  cujo teto foi pintado pelo artista Miguel Ângelo (1475-1564). 
A eleição de um novo papa é feita através de um Conclave, do latim cum clave, uma referência ao fato de que os cardeais ficam literalmente "com chave" , ou seja, fechados da convivência com o  mundo exterior durante o processo de escolha.O período de transição entre a vacância do papado e a eleição de um novo Papa, é conhecido como Sé Vacante, pois o trono da Igreja fica desocupado.  A administração dos bens e das leis do Vaticano ficam a cargo do Camerlengo. 
A escolha de um franciscano,  tem um significado simbólico, diante da crise por que passa a Igreja, com acusações de pedofilia, corrupção etc. A Igreja tem nove Santos com o nome de Francisco, a exemplo de São Francisco Xavier, mas  o novo Papa  escolheu  homenagear São  Francisco de Assais, simbolo de humildade e renúncias. 
Por outro lado, os Jesuítas eram considerados Soldados do Papa à época do período de expansão da Europa , século XV. Chegaram ao Brasil com duas missões: 1) garantir a expansão europeia no Novo Mundo; 2) catequizar e converter os nativos para a fé católica. Agora, no século XXI, assumem pela primeira vez o comando da Igreja Católica. 
O argentino Jorge Mario Bergoglio,  é o primeiro Papa oriundo do continente americano, após 1200 anos de domínio europeu e primeiro pontífice jesuíta e  também o primeiro a escolher o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis. 
BEM-VINDO,  FRANCISCO ! VIDA LONGA PAPA !