quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Papa Francisco nas Areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. "O papa é Pop" ! Viva o Papa !

Milhares de pessoas se reuniram nesta quinta-feira, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro,  para acompanhar a Cerimônia de Acolhida da Jornada Mundial da Juventude. O evento marcou o primeiro grande encontro do Papa Francisco  com os jovens peregrinos.
"O papa é Pop"  música de Humberto Gessinger, líder da Banda Engenheiros do Hawaii, foi o quinto álbum de estúdio desta banda brasileira de rock, lançado  em formato de  Long Play (LP) e CD em 1990, pela gravadora BMG. A expressão  que foi muito usada pela juventude dos anos 90 – “O Papa é Pop”, materializou-se no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude. A expressão quer dizer que todo mundo pode ser mega popular,  inclusive o Papa. É o que está demonstrando  Francisco em terras brasileiras, que leva milhões de pessoas do mundo inteiro, atrás do papamóvel, pelas ruas do Rio de Janeiro. "O papa é Pop" !
No trajeto pela Avenida Atlântica, em direção ao palco,  as milhares de pessoas que o aguardavam não se contiveram e invadiram a pista, cercando o veículo e fotografando o papa com seus celulares e câmeras digitais, que  acenava  o tempo todo para a multidão e beijava  as crianças que eram  levadas até ele.
O papa conheceu as  duas faces do Rio do Janeiro: a da pobreza nas favelas, e o glamour da praia de Copacabana. Em Varginhas,   encontrou-se com os habitantes da zona “pacificada” da favela de Manguinhos, na zona norte, onde moram cerca de duas mil pessoas.
Dizendo que ninguém pode ficar indiferente às desigualdades que existem no mundo, o papa pediu aos poderes públicos que trabalhem por um mundo mais justo e solidário, e aos jovens que lutem contra a corrupção e a injustiça.
Antes da visita à favela, Francisco foi recebido no Palácio da Cidade, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, onde benzeu objetos religiosos e as bandeiras dos Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos, que o Rio de Janeiro acolhe, em 2016.  Abençoou atletas  e  recebeu  as chaves da cidade. O ponto alto da visita de Francisco ao Brasil, foi  na praia de Copacabana, com a Festa da Acolhida aos milhares de jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude.

Encontro com os conterrâneos
O papa Francisco ficou animado em seu encontro com jovens argentinos,  na Catedral de São Sebastião, no Centro do Rio de Janeiro. Logo na chegada, ao ver que havia mais de 30 mil peregrinos de sua terra,  do lado de fora, ele fez questão de se dirigir aos que não conseguiram entrar na igreja, onde estavam outros cinco mil.