quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Analfabeto Político - Poema Satírico de Berthold Bretch

Bertold Brecht, poeta e dramaturgo 
alemão (1898 – 1956)

Trazemos este poema do poeta alemão Bertold Brecht, tão atual no Brasil de hoje, para provocar o debate sobre cidadania nas nossas aulas, num momento de crise moral que ora vivenciamos. A importância da formação da consciência política da criança e do jovem começa quando trabalhamos o conceito de cidadania. 
O que é ser cidadão?


Aristóteles disse que todo homem é um ser social, um ser político. Todo ser social busca não apenas  seus direitos, mas também seus  deveres  na família, na escola, na comunidade onde vive, na sociedade. Participar das decisões políticas evita que os piores ocupem a administração pública, não para fazer o bem público, mas para se beneficiar dos bens que pertencem a todos. Leia o poema ! 
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão estúpido que se orgulhe e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos: o político vigarista, corrupto e lacaio das empresas nacionais e internacionais.

.............................................
Esse poema de Bertold Brecht está mais do que atual e serve para refletirmos neste importante momento da vida nacional, quando temos a responsabilidade e  difícil tarefa de irmos às urnas para elegermos nossos representantes no Congresso Nacional (Deputados Federais e Senadores); nas Assembleias Legislativas dos Estados e do D.F. (Deputados Estaduais e Distritais), o Governador do Estado e o Presidente da República. 

Reflita: 
Você se considera um analfabeto político? Assista ao vídeo. 


Produção: Jornal Mundo Jovem. Ator: Luis Adriano

Vamos Praticar ?

Leia o poema com muita atenção e depois faça uma redação  sobre o que você entendeu do texto. Sugerimos que você use o título do poema, mas você pode criar outro.  Boa sorte!

Imagens do Google. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário