segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude Católica. O Papa Francisco chega ao Brasil. Bem - Vindo, Francisco !


Não trago ouro nem prata, mas trago o que de mais  precioso  me foi dado:  Jesus Cristo...  
A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. E por isso nos impõe grandes desafios... O Papa bota fé nos jovens !
               Papa Francisco 

O Papa Francisco chegou ao Rio de Janeiro, hoje, às 15:45, e foi recebido na Base Aérea do Galeão, Aeroporto do Rio de Janeiro, pela Presidente Dilma Rousseff, e  demais autoridades,
Deslocando-se num  carro  muito simples, com a janela aberta, o papa foi ovacionado pelo povo  nas ruas do Rio de Janeiro, seguindo até a Catedral  Metropolitana no papa móvel, e depois ao Palácio do Governo do Rio de Janeiro de helicóptero. 
Foram momentos de muita apreensão,  pois o esquema de segurança falhou, e o papa ficou entre o povo que o cumprimentava, ônibus e carros. Particularmente, tive muito medo, pois estava acompanhando ao vivo, pela TV (canal fechado), e temi por sua segurança e pela imagem do país no mundo.  Mas, graças a Deus, correu tudo bem, e nada de ruim aconteceu. Deus seja louvado ! 
Bem vindo, Papa Francisco !
Bem-Vindos,  todos os Jovens peregrinos ! 
"A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1985, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, principalmente os jovens. 
Este evento é celebrado todos os anos e geralmente a cada dois ou três anos há um grande evento internacional que pode ocorrer em qualquer cidade do mundo.  
A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se revelam na JMJ por meio da oração, da dança, da música e de outras manifestações artísticas. É a prova da coexistência pacífica entre muitas nações: é a união acima das barreiras do idioma e da cultura, e por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz. 
Simbolo da Jornada Mundial da Juventude 
Apesar de ser um evento de caráter religioso, a Jornada Mundial da Juventude é um evento para todos os jovens do mundo. Tudo começou em 1984, quando o Papa João Paulo II celebrou o Encontro Internacional da Juventude, onde foi entregue aos jovens uma Cruz, que é um dos principais objetos deste evento, conhecida como Cruz da Jornada. No ano seguinte, houve outro encontro com os jovens no Vaticano e nesse ano foi instituída a Jornada Mundial da Juventude. 

A primeira e a segunda Jornada Mundial da Juventude foram realizadas em Roma, nos anos de 1986 e 1987. No ano de 1989 foi realizada a quarta Jornada, sendo esta com uma grande mudança, pois foi celebrada na Espanha em Santiago de Compostela e não mais em Roma como foi durante os primeiros anos. 

A próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada na cidade do Rio de Janeiro, neste ano de 2013, com a vinda do Papa Francisco I. É um evento que reunirá jovens do mundo inteiro, com louvores, adorações e missas. Cujo lema será: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações! ( Mt 28,19)”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário